Expresso do Oriente – Animes para assistir com seus filhos!
Fala galera! Aqui quem fala é o Héric, trazendo um vagão cheio de informação e entretenimento pra vocês! E hoje, exatamente no dia 12 de outubro, dia das “quinhança”, vou recomendar alguns animes pra você papai ou mamãe que quer apresentar esse maravilhoso mundo dos animes para seus filhotes. Tá, eu sei que existem milhares de opções de animes pra assistir junto com as crianças, mas e obvio que você não vai começar com algo complexo como Death Note ou violento e explícito como Elfen Lied. Separei algumas opçõe que os pequenos vão gostar muito, e vocês também irão se emocionar assistindo, por causa da grande nostalgia desses títulos. Bom, vamos a eles?
Ah, antes de começarmos é legal deixar claro que esses não são animes só “pra criança”, e sim ótimos animes pra você assistir com seus filhos e se divertir também. Alguns leitores podem ver um anime nessa lista e dizer “ah, mas esse anime não é de criança, eu também assisto”… Eu sei, eu também assisto, canto as musiquinhas e falo as frases dos personagens junto com eles! Portanto, não se ofenda se seu anime preferido estiver na lista!
Digimon Adventure
Começo minha lista com um dos meus animes preferidos que passaram na TV Globinho. Me lembro de ter matado aula (e apanhado) várias vezes pra assistir Digimon de manhã. Esse é um anime que me traz ótimas lembranças da minha infância. Depois de adulto pude assistir novamente, e com outros olhos. A história dos 7 digiescolhidos lutando contra as forças do mal parecia uma história simples de entender na época, mas depois de assistir de novo pude ver que esse anime possui lições importantíssimas. Cada personagem possui virtudes e defeitos e seus amigos digimons evoluem conforme eles vão se auto-conhecendo e se superando, e também de acordo com o laço de amizade criado entre Digimon e digiescolhido. Valores como coragem, amizade, sinceridade, amor e esperança são mostrados aqui, e é bem legal você acompanhar o anime com seu filho pra que ele não deixe passar nenhuma dessas lições. No mais, é um ótimo anime, e muito divertido de assistir!
Cardcaptor Sakura
Outro anime da TV Globinho que eu adorava. Sim, eu sei, é anime de menina, mas mesmo assim, eu adorava! Cantava (e ainda canto, pois estou reassistindo atualmente) as músicas de abertura e repetia as frases que a Sakura diz quando invoca o báculo mágico! Cardcaptor Sakura conta a história de Sakura Kinomoto, uma jovem estudante que recebe a missão de capturar cartas mágicas conhecidas como cartas Clow após liberar o lacre do livro que as continha. O anime, além de mostrar a aventura de Sakura para capturar todas as cartas Clow, também mostrava sua vida em casa e na escola, no qual ela era muito estudiosa e dedicada em todos os seus afazeres. Portanto, ao assistir esse anime com seu filho ou filha, aproveite a oportunidade e diga que ele/ela pode ser um/uma cardcaptor (e talvez eles sejam, e você nem sabe – preste atenção nos bichinhos de pelúcia deles), mas isso não é desculpa pra tirar notas baixas!
Pokémon
Ah, Pokémon… acho q é impossível falar de infância sem fazer nenhuma ligação com a enorme franquia da Nintendo. Acho que é porque a franquia é renovada toda vez que um jogo novo é lançado. Mas isso não vem ao caso agora. A série principal de Pokémon narra a jornada de Ash Ketchum, que sonha em se tornar um mestre Pokémon. No caminho ele faz amigos, encontra e captura vários pokémons, enfrenta outros treinadores e líderes de ginásio e se supera a cada batalha (bom, teoricamente, já que ele nunca conseguiu ganhar uma Liga Pokémon), e até enfrenta uma organização do mal. O anime possui um clima bem alegre e colorido que chama a atenção das crianças, além de várias músicas-tema. O que eu acho incrível nesse anime é a didática usada para fazer as crianças decorarem o nome dos pokémons (QUEM É ESSE POKÉMON???), tanto que eu sei de cor até hoje o nome de todos os 151 pokémons da primeira geração. Portanto, se seu filho também decorou isso, não tem desculpa pra não decorar a matéria da escola!
Dragon Ball (série clássica)
É até clichê eu citar Dragon Ball aqui, mas eu não poderia deixá-lo fora dessa lista. Afinal, foi com Goku que eu aprendi a ser persistente e que podemos superar qualquer obstáculo. Dragon ball conta a história de Goku, um garoto que vivia com o avô, que um dia encontra uma garota que estava procurando as sete esferas do dragão. Os dois partem em uma aventura em busca dessas esferas mágicas capazes de realizar qualquer desejo. Na minha época existia muita controvérsia em relação a esse tipo de anime “de lutinha”, pois acreditavam que eles eram responsáveis por tornar as crianças violentas. Tá, confesso que eu tentava fazer o Kamehameha quando era criança, mas nunca saí querendo brigar com os outros por causa do anime. O que temos que deixar claro aqui é que se você vai assistir qualquer coisa do gênero com seu filho, cabe a você explicar a ele o que é certo e o que é errado. Talvez ele até se interesse pelos estilos de luta presentes no anime e comece a se dedicar a isso!
Hamtaro
Mais um anime bonitinho pra se assistir com os pequenos. O anime conta a história de Hamtaro e seus amigos, hamsters que saem de suas gaiolas para se reunirem e ajudar seus donos. Confesso que assisti bem pouco desse anime, pois passava de manhã na TV Globinho (e como eu já disse, eu estudava de manhã). Além da musiquinha de abertura que é inesquecível, os bichinhos eram muito bonitinhos, e tinham o “poder Ham Ham” – o que era engraçado, pois era só uma iniciativa dos hamsters a fazer algo. Laura, a dona de Hamtaro, sempre brincava com eles, e todos os dias escrevia em seu diário “Hoje o dia foi bom, mas amanhã vais er melhor”. Enfim, um belo anime pra assistir e se divertir com as crianças.
Enfim, espero que tenham gostado do texto de hoje! Aproveitem o dia das crianças com esses belos animes, e se você não tem filhos, aproveite com alguém que você gosta! E nunca deixe a sua criança interior morrer! Bom, por hoje é só, semana que vem tem mais!
Um choque do trovão no coração de vocês, e até a próxima! Tchau!